APRENDER A ENSINAR:
A APRENDIZAGEM DO ENSINO
NO CURSO DE PEDAGOGIA
SOB O ENFOQUE
HISTÓRICO-CULTURAL
Maria Isabel Batista Serrão
Na tarde de quarta-feira, 12 de março de 2008 estivemos no NDI/UFSC, Núcleo de Desenvolvimento Infantil, presentes à exposição e debate no CICLO CULTURA & CRIANÇA sobre temas abordados no livro da Profa. Maria Isabel Serrão. Muitas questões foram levantadas e o debate tomou o rumo de diálogos sobre a expectativas e as possibilidades de ação no decorrer do estágio, das responsabilidades e desafios que vamos desenvolver, em nós mesmos, e em nossas relações com o outro.
TEMA: Atividade humana e educação
Mil e uma e mais algumas perguntas...
O mundo de pernas pro ar...
O mundo a voar...
O que é atividade humana e educação escolar?
Em qual contexto histórico-cultural as crianças estão inseridas?
Quando mudamos a natureza nos mudamos a nós mesmos?
A atividade humana material, e externa, ''e mediada pela inguagem e qual a importância dos signos criados pelo homem?
O que carcteriza mesmo a criança como ser humano?
Aprender a ensinar e ensinar...
Onde fica o brincar?
Que mundo criamos e brincamos em nossas mãos?
O objeto da atividade de ensino dos professores pode ser o ensino?
O objeto da atividade da aprendizagem dos estudantes pode ser a aprendizagem ao ensino voltado para as crianças?
O que será apropriado pelas crianças?
É preciso vivenciar com as crianças os meios para se possibilitar alcançar o aprender...
Aprender o quê? Como? Onde? Quando? Por quê?
Aprender pra quê?
O que é exercício da liberdade? Qual a direção e o sentido para esta liberdade?
O que é capacidade de ultrapassar as possibilidades?
O que é o curso de Pedagogia?
Qual é o espaço privilegiado para realizar as utopias e discutir sobre essa tal de liberdade e agir na formação para a formação de seres?
Que vínculos temos a criar no desenvolvimento do estágio?
Que relações temos para com tudo isso?
O que importa observar, fazer, descobrir, construir, desbravar nesse mundo?
O que será apropriado, o que será transformado?
O que restará como referência, quais são as nossas referências?
O que respeitar, quais são as nossas intenções?
Qual ponte estabelecer entre a teoria e a prática?
Mais para refletir no livro:
Aprender a Ensinar
Autor: Maria Isabel Batista Serrão*
Editora: Cortez
Área: Pedagogia
Idioma: Português
Número de páginas: 206
Edição: 2006
"O livro Aprender a Ensinar: a aprendizagem do ensino no curso de pedagogia sob o enfoque histórico-cultural alimenta a utopia da criação de condições históricas para cunhar uma nova ordem social, na qual possa existir um sistema de educação que proporcione às pessoas possibilidades de desenvolvimento na complexidade e na multiplicidade de manifestações que a existência humana possa criar."
"Maria Isabel Batista Serrão é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado em Educação também pela PUC e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da UFSC. Sua atuação nos últimos anos tem focado-se na Formação Universitária de Professores, Prática de Ensino, Atividade de aprendizagem, Estudantes de Pedagogia, Teoria da Atividade e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra."
Fonte: http://www.appai.org.br/Jornal_Educar/jornal50/lancamentos_editoriais/livros.asp
"Em tempos de recuo da teoria como o que presenciamos, em particular na pesquisa educacional, a reflexão sobre a universidade, a escola e a apropriação do conhecimento se faz cada vez mais necessária. Diante das Diretrizes Curriculares Nacionais, necessário também se faz o debate sobre a finalidade formativa do curso de Pedagogia. Aprender a ensinar: a aprendizagem do ensino no curso de Pedagogia sob o enfoque histórico-cultural volta-se para os que buscam contribuir criticamente nessa reflexão e nesse debate, em especial nos campos da educação e da psicologia."
Fonte: http://www.cortezeditora.com.br/produto_detalhe.php?PHPSESSID=&codeps=fDExNDB8
"Analisa a aprendizagem do ensino no curso de Pedagogia sob o enfoque histórico-cultural. Especula a criação de condições para uma nova ordem social, na qual possa existir um sistema de educação que proporcione às pessoas possibilidades de desenvolvimento na complexidade e na multiplicidade de manifestações que a existência humana possa criar. Apresenta ainda, os resultados da pesquisa realizada acerca do processo de constituição da atividade de aprendizagem."
Fonte: http://www.sinpro-rs.org.br/extraclasse/dez06/extrato.asp
* Currículo Lattes de SERRÃO, M. I. B.,
http://lattes.cnpq.br/3603052519064945
Autor: Maria Isabel Batista Serrão*
Editora: Cortez
Área: Pedagogia
Idioma: Português
Número de páginas: 206
Edição: 2006
"O livro Aprender a Ensinar: a aprendizagem do ensino no curso de pedagogia sob o enfoque histórico-cultural alimenta a utopia da criação de condições históricas para cunhar uma nova ordem social, na qual possa existir um sistema de educação que proporcione às pessoas possibilidades de desenvolvimento na complexidade e na multiplicidade de manifestações que a existência humana possa criar."
"Maria Isabel Batista Serrão é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado em Educação também pela PUC e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da UFSC. Sua atuação nos últimos anos tem focado-se na Formação Universitária de Professores, Prática de Ensino, Atividade de aprendizagem, Estudantes de Pedagogia, Teoria da Atividade e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra."
Fonte: http://www.appai.org.br/Jornal_Educar/jornal50/lancamentos_editoriais/livros.asp
"Em tempos de recuo da teoria como o que presenciamos, em particular na pesquisa educacional, a reflexão sobre a universidade, a escola e a apropriação do conhecimento se faz cada vez mais necessária. Diante das Diretrizes Curriculares Nacionais, necessário também se faz o debate sobre a finalidade formativa do curso de Pedagogia. Aprender a ensinar: a aprendizagem do ensino no curso de Pedagogia sob o enfoque histórico-cultural volta-se para os que buscam contribuir criticamente nessa reflexão e nesse debate, em especial nos campos da educação e da psicologia."
Fonte: http://www.cortezeditora.com.br/produto_detalhe.php?PHPSESSID=&codeps=fDExNDB8
"Analisa a aprendizagem do ensino no curso de Pedagogia sob o enfoque histórico-cultural. Especula a criação de condições para uma nova ordem social, na qual possa existir um sistema de educação que proporcione às pessoas possibilidades de desenvolvimento na complexidade e na multiplicidade de manifestações que a existência humana possa criar. Apresenta ainda, os resultados da pesquisa realizada acerca do processo de constituição da atividade de aprendizagem."
Fonte: http://www.sinpro-rs.org.br/extraclasse/dez06/extrato.asp
* Currículo Lattes de SERRÃO, M. I. B.,
http://lattes.cnpq.br/3603052519064945
Próximo encontro do CICLO CULTURA & CRIANÇA na Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição, em 26 de março de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário