terça-feira, 4 de março de 2008


EMENTA . MEN 5325


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Campus Universitário
Bairro Trindade
Caixa Postal 476Florianópolis SC88010-970

Telefone: (48) 3721-9243
Telefax: (48) 3721-8703E-mail: men@ced.ufsc.br

PROGRAMA DE ENSINO
Aprovado no MEN em 11/12/2000

DISCIPLINA:
Prática de Ensino nas Séries Iniciais da Escola de Ensino Fundamental

CÓDIGO: MEN5325
CARGA HORÁRIA:
144 horas/aula semestrais (8 horas/aula semanal)

DISCIPLINA(S) EQUIVALENTE(S):
MEN1323, MEN5323, MEN5324
PRÉ-REQUISITO(S):
MEN5110, MEN5111, MEN5112, MEN5113, MEN5114

EMENTA :

Prática de Ensino nas séries iniciais do ensino fundamental. Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos pedagógicos orientados por princípios teórico-metodológicos que caracterizam o ensino fundamental. Análise, sistematização e socialização dos resultados obtidos no decorrer do processo de pedagógica dos professores.

OBJETIVOS:

1. Proporcionar aos acadêmicos condições para compreender a realidade educacional brasileira, destacando os aspectos relacionados à estrutura, funcionamento e organização da Escola de Ensino Fundamental.

2. Analisar os princípios teórico-metodológicos que fundamentam as propostas curriculares que orientam a prática pedagógica desenvolvida nas séries iniciais.

3. Realizar ações que possibilitem investigar o campo de estágio, proporcionando a elaboração e o desenvolvimento de atividades docentes numa perspectiva crítica.

4. Avaliar e socializar os resultados obtidos no processo de formação de professores.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

A) Infância, Pedagogia e Escola.
Dilemas na constituição do Ser criança e aluno.

B) Relação Institucional.Princípios e características da relação entre a universidade pública e o sistema público de ensino.

C) Caracterização da Escola de Ensino Fundamental.Análise das propostas curriculares formuladas a partir da década de 80:

1) Princípios e características da organização curricular, estrutura e funcionamento do ensino fundamental na escola pública.
2) Princípios teórico-metodológicos da prática pedagógica nas séries iniciais.

D) Elaboração e desenvolvimento de projetos de atividades docentes numa perspectiva crítica, envolvendo os processos de observação, planejamento e avaliação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ARIÈS, Philippe. A infância. IN: Revista de Educación, Madrid, número 281,1986, p 05-17.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, Summus, 1984.

CALLAI, Helena (org.). O ensino de estudos sociais. Ijuí, UNIJUI, 1991.

______________, GRISON, Lori. Aula integrada: uma proposta metodológica. Ijuí, FIDENE, 1983.

CUNHA, M. A. Versiani. Didática fundamentada na teoria de Piaget. RJ, Forense Universitária, 1983.DARSIE, Marta Maria (org.). Fazendo uma nova escola: publicação dedicada aos professores de 1ª a 4ª séries do 1º grau. MT, Universidade Federal de Mato Grosso, [s.d.].

__________________. Fazendo uma nova escola nº 2: publicação dedicada aos professores de 1ª a 4ª séries do 1º grau. MT, Universidade Federal de Mato Grosso, 1992.

FEIL, Iselda. Conteúdos integrados: uma proposta metodológica para as séries iniciais do ensino de 1º grau. Ijuí, FIDENE/Vozes, Petrópolis, 1986.

__________. Nosso mundo interessante: o encontro de interesse no currículo por atividades. 3. ed., Ijuí, UNIJUÍ, 1989.
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FORQUIN, Jean-Claude . Escola e cultura. Porto Alegre, Artes Médicas,1993.

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FRIZZO, Marisa. O ensino de ciências nas séries iniciais. Ijuí, UNIJUI, 1986.

GRANELI, Maria Del Carmen, MONTARDO, Doris K. Representação do espaço: caderno de exercícios. Ijuí, UNIJUÍ, 1988.

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KASSICK, Neiva Beron. Paideia: uma escuela livre. In: Revista L'ASAMBLEA, n. 19, Verano, Mérida : Espanha, 1994.

________________. Experiências pedagógicas libertárias no Brasil. In Anais do 1º Festival Internacional Arte e Cultura sem Fronteiras. Realizado em Florianópolis de 08 a 17/07/94. Rio de Janeiro, Achiamé, 1996.

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______________. Ciências para as séries iniciais e alfabetização. Porto Alegre, 1992. (mimeografado)PETEROSSI, Helena G. Anotações sobre metodologia e prática de ensino na escola de 1º grau. São Paulo, Loyola, 1985.

PIAGET, Jean. Pedagogia e psicologia. RJ, Florense, 1972.
PINTO, Manoel. e SARMENTO, Manuel. As Crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal, Centro de Estudos da Criança, 1997.

PIZATO, Fernando (org.). Ciências para as séries iniciais. Porto Alegre, FDRH-PROCIRS, 1987.

QUINTEIRO, Jucirema (org.) . A realidade das escolas nas grandes metrópoles, Rio de Janeiro, contemporaneidade e educação, Instituto de Estudos da Cultura e Educação Continuada,1998.

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RANGEL, Ana Cristina. Educação matemática e a construção do número pela criança: uma experiência em diferentes contextos sócio-econômicos. Porto Alegre, Artes Médicas, 1992.

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TRAGTENBERG, Maurício (1986). A escola como organização complexa. São Paulo, (?).

________________ Relações de poder na escola. In: Educação e Sociedade. São Paulo,Cortez.

________________ Educação ou desconversa. In: ANAIS DA PRIMEIRA CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO,São Paulo, Cortez, 1981, p. 31-46.

VIDIGAL, Luis. Os testemunhos orais na escola. Porto, Asa, 1996.

WEFFORT, Madalena Freire. Observação, registro, reflexão. São Paulo, Espaço Pedagógico,1996.


LEGISLAÇÃO
Resolução n. 061/CEPE/96, de 10 de outubro de 1996.

PROPOSTAS CURRICULARES

Governo do Estado de Santa Catarina (1997)
Prefeitura Municipal de Florianópolis (1996)
Prefeitura Municipal de Florianópolis (1997)
Projeto Político-Pedagógico Gestão 1997-2000.
E outras formuladas pelos demais Estados e Municípios Brasileiros
e também por outros países.

Elaborado pela Profª Jucirema Quinteiro

Acesso em 04 mar 2008.
http://notes.ufsc.br/aplic/progdisc.nsf

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