
EMENTA . MEN 5325
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Campus Universitário
Bairro Trindade
Caixa Postal 476Florianópolis SC88010-970
Telefone: (48) 3721-9243
Telefax: (48) 3721-8703E-mail: men@ced.ufsc.br
PROGRAMA DE ENSINO
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PROGRAMA DE ENSINO
Aprovado no MEN em 11/12/2000
DISCIPLINA:
Prática de Ensino nas Séries Iniciais da Escola de Ensino Fundamental
CÓDIGO: MEN5325
CARGA HORÁRIA:
144 horas/aula semestrais (8 horas/aula semanal)
DISCIPLINA(S) EQUIVALENTE(S):
MEN1323, MEN5323, MEN5324
PRÉ-REQUISITO(S):
MEN5110, MEN5111, MEN5112, MEN5113, MEN5114
EMENTA :
Prática de Ensino nas séries iniciais do ensino fundamental. Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos pedagógicos orientados por princípios teórico-metodológicos que caracterizam o ensino fundamental. Análise, sistematização e socialização dos resultados obtidos no decorrer do processo de pedagógica dos professores.
Prática de Ensino nas séries iniciais do ensino fundamental. Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos pedagógicos orientados por princípios teórico-metodológicos que caracterizam o ensino fundamental. Análise, sistematização e socialização dos resultados obtidos no decorrer do processo de pedagógica dos professores.
OBJETIVOS:
1. Proporcionar aos acadêmicos condições para compreender a realidade educacional brasileira, destacando os aspectos relacionados à estrutura, funcionamento e organização da Escola de Ensino Fundamental.
1. Proporcionar aos acadêmicos condições para compreender a realidade educacional brasileira, destacando os aspectos relacionados à estrutura, funcionamento e organização da Escola de Ensino Fundamental.
2. Analisar os princípios teórico-metodológicos que fundamentam as propostas curriculares que orientam a prática pedagógica desenvolvida nas séries iniciais.
3. Realizar ações que possibilitem investigar o campo de estágio, proporcionando a elaboração e o desenvolvimento de atividades docentes numa perspectiva crítica.
4. Avaliar e socializar os resultados obtidos no processo de formação de professores.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
A) Infância, Pedagogia e Escola.
Dilemas na constituição do Ser criança e aluno.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
A) Infância, Pedagogia e Escola.
Dilemas na constituição do Ser criança e aluno.
B) Relação Institucional.Princípios e características da relação entre a universidade pública e o sistema público de ensino.
C) Caracterização da Escola de Ensino Fundamental.Análise das propostas curriculares formuladas a partir da década de 80:
1) Princípios e características da organização curricular, estrutura e funcionamento do ensino fundamental na escola pública.
2) Princípios teórico-metodológicos da prática pedagógica nas séries iniciais.
2) Princípios teórico-metodológicos da prática pedagógica nas séries iniciais.
D) Elaboração e desenvolvimento de projetos de atividades docentes numa perspectiva crítica, envolvendo os processos de observação, planejamento e avaliação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARIÈS, Philippe. A infância. IN: Revista de Educación, Madrid, número 281,1986, p 05-17.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, Summus, 1984.
CALLAI, Helena (org.). O ensino de estudos sociais. Ijuí, UNIJUI, 1991.
______________, GRISON, Lori. Aula integrada: uma proposta metodológica. Ijuí, FIDENE, 1983.
CUNHA, M. A. Versiani. Didática fundamentada na teoria de Piaget. RJ, Forense Universitária, 1983.DARSIE, Marta Maria (org.). Fazendo uma nova escola: publicação dedicada aos professores de 1ª a 4ª séries do 1º grau. MT, Universidade Federal de Mato Grosso, [s.d.].
__________________. Fazendo uma nova escola nº 2: publicação dedicada aos professores de 1ª a 4ª séries do 1º grau. MT, Universidade Federal de Mato Grosso, 1992.
FEIL, Iselda. Conteúdos integrados: uma proposta metodológica para as séries iniciais do ensino de 1º grau. Ijuí, FIDENE/Vozes, Petrópolis, 1986.
__________. Nosso mundo interessante: o encontro de interesse no currículo por atividades. 3. ed., Ijuí, UNIJUÍ, 1989.
__________. Alfabetização: um diálogo de experiências. Ijuí, UNIJUÍ, 1992.
FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis, Vozes, 1979.
FORQUIN, Jean-Claude . Escola e cultura. Porto Alegre, Artes Médicas,1993.
FREITAS, Marcos Cezar (org) . História social da infância no Brasil. São Paulo, Cortez, Universidade São Francisco,1997.
FRIZZO, Marisa. O ensino de ciências nas séries iniciais. Ijuí, UNIJUI, 1986.
GRANELI, Maria Del Carmen, MONTARDO, Doris K. Representação do espaço: caderno de exercícios. Ijuí, UNIJUÍ, 1988.
GRISON, Lori (org.). Caminhos: a metodologia da aula integrada nas séries iniciais. Ijuí, UNIJUÍ, 1987.
HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo, Ática,1997.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Escola: projetos de trabalho.Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
KASSICK, Clovis N. O movimento das escolas alternativas no Brasil: o ressurgir da educação libertária? In: Anais do 1º Festival Internacional Arte e Cultura sem Fronteiras. Realizado em Florianópolis de 08 a 17/07/94. Rio de Janeiro, Achiamé, 1996.
________________, KASSICK, Neiva Beron. Escola alternativa: da contestação à adequação à ordem vigente. Florianópolis, In: Revista Perspectiva, Ano 15, n. 27, Florianópolis, CED/UFSC, 1997.
________________. A contribuição do pensamento pedagógico libertário para a história da educação brasileira. In: Revista UTOPIA, Lisboa : Portugal.
KASSICK, Neiva Beron. Paideia: uma escuela livre. In: Revista L'ASAMBLEA, n. 19, Verano, Mérida : Espanha, 1994.
________________. Experiências pedagógicas libertárias no Brasil. In Anais do 1º Festival Internacional Arte e Cultura sem Fronteiras. Realizado em Florianópolis de 08 a 17/07/94. Rio de Janeiro, Achiamé, 1996.
KATZ, Lilian, CHARD, Sylvia. A abordagem de projecto na educação de infância. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian,1997.KRAMER, S., LEITE, M. I (org.). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas, Papirus,1997.
LEAL, Antônio. Fala Maria Favela: uma experiência criativa em alfabetização. 12. ed., [s.l.], Ática, 1993.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Horizonte Universitário,1978.
MARTINS, José de Souza (org.). O massacre dos inocentes: a criança sem infância no Brasil. São Paulo, Hucitec,1993.
MIZUKAMI, Maria da Graça. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU, 1986.MORAES, Roque. Unidades experimentais de ciências. Porto Alegre, FDRH-PROCIRS, 1987.
______________. Ciências para as séries iniciais e alfabetização. Porto Alegre, 1992. (mimeografado)PETEROSSI, Helena G. Anotações sobre metodologia e prática de ensino na escola de 1º grau. São Paulo, Loyola, 1985.
PIAGET, Jean. Pedagogia e psicologia. RJ, Florense, 1972.
PINTO, Manoel. e SARMENTO, Manuel. As Crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal, Centro de Estudos da Criança, 1997.
PIZATO, Fernando (org.). Ciências para as séries iniciais. Porto Alegre, FDRH-PROCIRS, 1987.
QUINTEIRO, Jucirema (org.) . A realidade das escolas nas grandes metrópoles, Rio de Janeiro, contemporaneidade e educação, Instituto de Estudos da Cultura e Educação Continuada,1998.
_______________________. Infância e escola: uma relação marcada por preconceitos. São Paulo, tese de doutoramento/UNICAMP, 2000. (mimeo.)
RANGEL, Ana Cristina. Educação matemática e a construção do número pela criança: uma experiência em diferentes contextos sócio-econômicos. Porto Alegre, Artes Médicas, 1992.
SETUBAL, Maria Alice et all. A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares. In: Cadernos de Pesquisa (95): 43-50, São Paulo, Fundação Carlos Chagas,1995.
THEOBALDO, Maria Cristina. Por que não filosofia nas séries iniciais do 1º grau? In: Fazendo uma nova escola nº 2: publicação dedicada aos professores de 1ª a 4ª séries do 1º grau. MT, Universidade Federal de Mato Grosso, 1992.
TRAGTENBERG, Maurício (1986). A escola como organização complexa. São Paulo, (?).
________________ Relações de poder na escola. In: Educação e Sociedade. São Paulo,Cortez.
________________ Educação ou desconversa. In: ANAIS DA PRIMEIRA CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO,São Paulo, Cortez, 1981, p. 31-46.
VIDIGAL, Luis. Os testemunhos orais na escola. Porto, Asa, 1996.
WEFFORT, Madalena Freire. Observação, registro, reflexão. São Paulo, Espaço Pedagógico,1996.
LEGISLAÇÃO
Resolução n. 061/CEPE/96, de 10 de outubro de 1996.
PROPOSTAS CURRICULARES
Governo do Estado de Santa Catarina (1997)
Prefeitura Municipal de Florianópolis (1996)
Prefeitura Municipal de Florianópolis (1997)
Projeto Político-Pedagógico Gestão 1997-2000.
E outras formuladas pelos demais Estados e Municípios Brasileiros
e também por outros países.
Elaborado pela Profª Jucirema Quinteiro
Acesso em 04 mar 2008.
http://notes.ufsc.br/aplic/progdisc.nsf
Acesso em 04 mar 2008.
http://notes.ufsc.br/aplic/progdisc.nsf
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