Em carta apresentada pela acadêmica do Curso de Pedagogia da UFSC, Flora Bazzo, a comunidade do CED lota o auditório do CED na tarde e 16 de março de 2010, fazendo apelo ao Reitor Prof. Prata e Vice-Reitor Prof. Paraná para que se realizem mudanças necessárias, como contratação de professores efetivos, reforma e construção de prédio dentre outras reivindicações. Leia o documento na íntegra.
Florianópolis, março de 2010
Florianópolis, março de 2010
Estimados senhores,
No dia 12 de março de 2010, o corpo discente de Pedagogia dessa Universidade se organizou, movido pela revolta com a precarização das condições estruturais e dos recursos humanos para a realização de suas aulas, notadamente nas três últimas fases do curso, no que se refere à preparação dos estágios. É importante frisar que não se trata de uma situação isolada, por um lado por ser uma recorrência: a cada semestre dos últimos anos, somos confrontados à mesma situação - mais de uma dezena de turmas sem espaço físico para realizar suas atividades, falta de professores, demora e incerteza nas soluções; por outro lado, porque sabemos não ser o único curso nem o único Centro a passar por problemas semelhantes.
Por acreditar que a Universidade Federal de Santa Catarina deve estar comprometida com a educação pública, gratuita e de qualidade, seja ela no nível superior, seja no básico, pedimos coerência no sentido da valorização da formação docente – inclusive, e mesmo especialmente, em relação aos estágios, por serem momentos privilegiados de contato entre as redes de ensino e a universidade. Tal valorização passa, certamente, pelo apreço à profissão docente, mas não pode se restringir a ele: são necessários investimentos efetivos nas condições de formação dos futuros professores, tanto na Pedagogia quanto nas outras licenciaturas.
Registramos que no dia de hoje, que encerra a segunda semana letiva, ainda há turmas que não têm espaço físico destinado a elas, estando privadas de aulas. Considerando a data de início do expediente da Universidade, nos impressiona a demora em regularizar tal situação.
Ademais, outras turmas estão privadas de aula pela falta de professores.
Sabemos que a Universidade passa por um processo de expansão da oferta de vagas, e reivindicamos: para todos os discentes que preenchem essas vagas, inclusive para nós mesmos, não queremos apenas formatura - queremos formação. Formação de qualidade, com a estrutura necessária.
Dessa forma, como ações concretas por parte da Reitoria, reivindicamos:
No dia 12 de março de 2010, o corpo discente de Pedagogia dessa Universidade se organizou, movido pela revolta com a precarização das condições estruturais e dos recursos humanos para a realização de suas aulas, notadamente nas três últimas fases do curso, no que se refere à preparação dos estágios. É importante frisar que não se trata de uma situação isolada, por um lado por ser uma recorrência: a cada semestre dos últimos anos, somos confrontados à mesma situação - mais de uma dezena de turmas sem espaço físico para realizar suas atividades, falta de professores, demora e incerteza nas soluções; por outro lado, porque sabemos não ser o único curso nem o único Centro a passar por problemas semelhantes.
Por acreditar que a Universidade Federal de Santa Catarina deve estar comprometida com a educação pública, gratuita e de qualidade, seja ela no nível superior, seja no básico, pedimos coerência no sentido da valorização da formação docente – inclusive, e mesmo especialmente, em relação aos estágios, por serem momentos privilegiados de contato entre as redes de ensino e a universidade. Tal valorização passa, certamente, pelo apreço à profissão docente, mas não pode se restringir a ele: são necessários investimentos efetivos nas condições de formação dos futuros professores, tanto na Pedagogia quanto nas outras licenciaturas.
Registramos que no dia de hoje, que encerra a segunda semana letiva, ainda há turmas que não têm espaço físico destinado a elas, estando privadas de aulas. Considerando a data de início do expediente da Universidade, nos impressiona a demora em regularizar tal situação.
Ademais, outras turmas estão privadas de aula pela falta de professores.
Sabemos que a Universidade passa por um processo de expansão da oferta de vagas, e reivindicamos: para todos os discentes que preenchem essas vagas, inclusive para nós mesmos, não queremos apenas formatura - queremos formação. Formação de qualidade, com a estrutura necessária.
Dessa forma, como ações concretas por parte da Reitoria, reivindicamos:
- que providências urgentes sejam tomadas em relação às turmas que estão privadas de aulas;
- a garantia de que a história não se repetirá nos próximos semestres; que a alocação das turmas será considerada prioridade de gestão, no sentido de evitar que outras turmas passem por tais constrangimentos;
- que a questão dos professores seja regularizada, prioritariamente com a contratação de professores efetivos;
- uma maior atenção ao espaço físico do Centro de Educação, que no momento apresenta deficiências graves, como a falta de acessibilidade (para chegar às salas de aula é preciso percorrer no mínimo dois lances de escada), o xérox fechado, falta de papel higiênico nos banheiros, dentre outras.
Sem mais no momento, afirmamos nossa disposição ao diálogo, a ficar atentos às conseqüências de nossas reivindicações, e, mais do que isso, a continuar mobilizados em defesa de nossa formação.
Atenciosamente,
Atenciosamente,
O coletivo de estudantes de Pedagogia
reunido no dia 12/03/2010.
Fotos: Leo Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário