sexta-feira, 16 de abril de 2010

Telma Piacentini: Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina


Telma Piacentini, Franklin Cascaes de Andrea Rihl

Prof. Rodolfo Pinto da Luz, ex-reitor da UFSC
e Secretário Municipal de Educação

Banda Compasso Aberto

Gilka Giradlello

Leo Nogueira

Telma Piacentini e Monica Fantin

Livro e calçada lúdica
relembram brincadeiras infantis
na Ilha de Santa Catarina

Noite de autógrafos em 15 de abril de 2010 . 19 h
Casa da Memória . Fundação Franklin Cascaes
Florianópolis/SC

"O livro de Telma Piacentini é resultado de um estudo sobre as esculturas em barro feitas pelo folclorista Franklin Cascaes, que retratam o legado das brincadeiras e brinquedos da Ilha, surgidos da mescla das heranças culturais luso-açoriana, negra e indígena. Seis esculturas estão publicadas em forma de lâminas avulsas numa reprodução das peças originais do acervo sob guarda do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral, da UFSC.

Para a escritora catarinense a origem das brincadeiras locais está ligada à vasta tradição existente no Ocidente e Oriente. A pesquisadora estabelece relações entre os temas das obras de Cascaes e os jogos lúdicos retratados por artistas como Bruegel, Luca Cranach e Portinari. Segundo ela, algumas brincadeiras da Ilha registradas nas esculturas feitas pelo folclorista catarinense serviam como iniciação ao trabalho: meninos brincando de fabricar farinha de mandioca ou no engenho de açúcar, e meninas rendeiras preparando enxoval.  Com 96 páginas e prefácio de Gilka Girardello, o livro traz ainda verbetes explicativos sobre cada uma das brincadeiras – um trabalho feito pela arte-educadora Patrícia Guerreiro, que recorreu à bibliografia e a depoimentos de populares que traziam na memória lembranças dos jogos da infância.


Para Telma Piacentini, que também se dedica como artista à pintura, ao desenho e à gravura, “as brincadeiras infantis de Franklin Cascaes são como as manhãs de maio da Ilha: iluminadas”. Com Cavalinho de bambu, roda de aro, ciranda de roda e batizado de boneca, entre outras, elas fazem parte do “itinerário da magia”, define a autora.
Leia mais: http://portal.pmf.sc.gov.br/noticias/index.php?pagina=notpagina&noti=1452

Nenhum comentário: