Mostrando postagens com marcador Mídia-Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mídia-Educação. Mostrar todas as postagens

domingo, 29 de agosto de 2010

III Seminário de Pesquisa em Mídia-Educação e Lançamento de Livros


23 e 24 de setembro de 2010
Auditório do CDS/UFSC
Clique no cartaz para ver a programação alterada


Informações e inscrições: www.nica.ufsc.br



Lançamento de Livros
Dia 23 de setembro de 2010
Auditório do CDSD/UFSC
18:00 h




Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudança (Maria Luiza Belloni, Papirus).

Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças (Gilka Girardello e Monica Fantin (orgs), UFSC/NUP).

Pesquisa em Educação Física e Mídia: contribuições de Labomídia (Giovani de Lorenzi Pires e Sergio Dorenski Ribeiro(orgs), Tribo da Ilha).

As coisas são as coisas  até que os jovens em rede provem o contrário (Maria Apparecida Mamede-Neves e Maurício Castanheira, Arara Azul).

Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades (Jaqueline Moll (org.), ArtMed).

Tecendo educação ambiental na arena cultural (Leandro B. Guimarães (org), DP&A).

Curso online: planejamento e organização (Daniela Ramos, UFSC).

Dossiê Educação, Comunicação e Tecnologia (Revista Perspectiva, UFSC).

Revista Educação em Questão (UFRN).

Pós-modernismo (Revista de Estudos Universitários, UNISO).


quinta-feira, 25 de março de 2010

sábado, 26 de abril de 2008


PALESTRA


"Educação e cultura digital: navegações pela Web 2", com o professor Pier Cesare Rivoltella, Diretor do CREMIT, Centro de Pesquisa sobre Educação, Mídia, Informação e Tecnologia, da Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano, Itália.


A palestra do professor italiano, acontece por ocasião da pesquisa Os usos dos meios, os consumos culturais e a formação de professores em mídia educação, que está sendo desenvolvida em Florianópolis e em Milão, coordenada respectivamente pela Profa. Dra.Monica Fantin (MEN/PPGE/UFSC, FUNPESQUISA) e pelo Prof. Pier Cesare Rivoltella (UCSC, Università Cattolica del Sacro Cuore).


Fruto de um convênio entre estas universidades, a pesquisa tem como objetivo identificar os usos dos meios e os consumos culturais dos professores do ensino fundamental da rede pública a fim de subsidiar a elaboração de propostas para formação inicial e continuada de professores em mídia-educação.


Dia: 30/04/08
Local: sala 618 do CED/UFSC
Horário: 09:00 h.


Promoção: NICA/UFSC
Núcleo de Pesquisa Infância, Comunicação e Arte


Apoio: FUNPESQUISA e PPGE/UFSC

segunda-feira, 10 de março de 2008

TURMA 687 B
Profa. Monica Fantin




Mídia e Educação na Escola:
conhecer, aprender, educar para as múltiplas linguagens

Objetivo geral: Analisar uma realidade educacional brasileira através do exercício da prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental e refletir sobre a possibilidade de uma experiência de ensino-aprendizagem que articule significativamente educação, comunicação, cultura, mídia e múltiplas linguagens.

Objetivos específicos:
1 . Entender a relação entre infância, criança e escola;
2 . Refletir sobre a presença das múltiplas linguagens (orais, corporais, lúdicas, artísticas, audiovisuais, escritas, midiáticas) no processo de ensino-aprendizagem;
3 . Conhecer as possibilidades de uso os meios/das mídias na educação;
4 . Refeltir sobre a prática pedagógica nas séries iniciais;
5 . Elaborar e desenvolver projeto de ensino propiciando a apropriação dos conhecimentos e dos meios na educação;
6 . Avaliar limites e possibilidades da experiência de estágio na escola e na formação de professores.