Arte . Imaginação e Criação na prática de ensino
Espaço de registro de atividades desenvolvidas durante período de estágio no Curso de Pedagogia da UFSC, estágio de Supervisão Escolar e, Mestrado em Educação do PPGE/UFSC.
Mostrando postagens com marcador Vídeo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Vídeo. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 25 de março de 2010
sexta-feira, 19 de março de 2010
quarta-feira, 17 de março de 2010
Reunião com o Reitor no Auditório do CED: mudanças à vista!
Em carta apresentada pela acadêmica do Curso de Pedagogia da UFSC, Flora Bazzo, a comunidade do CED lota o auditório do CED na tarde e 16 de março de 2010, fazendo apelo ao Reitor Prof. Prata e Vice-Reitor Prof. Paraná para que se realizem mudanças necessárias, como contratação de professores efetivos, reforma e construção de prédio dentre outras reivindicações. Leia o documento na íntegra.
Florianópolis, março de 2010
Florianópolis, março de 2010
Estimados senhores,
No dia 12 de março de 2010, o corpo discente de Pedagogia dessa Universidade se organizou, movido pela revolta com a precarização das condições estruturais e dos recursos humanos para a realização de suas aulas, notadamente nas três últimas fases do curso, no que se refere à preparação dos estágios. É importante frisar que não se trata de uma situação isolada, por um lado por ser uma recorrência: a cada semestre dos últimos anos, somos confrontados à mesma situação - mais de uma dezena de turmas sem espaço físico para realizar suas atividades, falta de professores, demora e incerteza nas soluções; por outro lado, porque sabemos não ser o único curso nem o único Centro a passar por problemas semelhantes.
Por acreditar que a Universidade Federal de Santa Catarina deve estar comprometida com a educação pública, gratuita e de qualidade, seja ela no nível superior, seja no básico, pedimos coerência no sentido da valorização da formação docente – inclusive, e mesmo especialmente, em relação aos estágios, por serem momentos privilegiados de contato entre as redes de ensino e a universidade. Tal valorização passa, certamente, pelo apreço à profissão docente, mas não pode se restringir a ele: são necessários investimentos efetivos nas condições de formação dos futuros professores, tanto na Pedagogia quanto nas outras licenciaturas.
Registramos que no dia de hoje, que encerra a segunda semana letiva, ainda há turmas que não têm espaço físico destinado a elas, estando privadas de aulas. Considerando a data de início do expediente da Universidade, nos impressiona a demora em regularizar tal situação.
Ademais, outras turmas estão privadas de aula pela falta de professores.
Sabemos que a Universidade passa por um processo de expansão da oferta de vagas, e reivindicamos: para todos os discentes que preenchem essas vagas, inclusive para nós mesmos, não queremos apenas formatura - queremos formação. Formação de qualidade, com a estrutura necessária.
Dessa forma, como ações concretas por parte da Reitoria, reivindicamos:
No dia 12 de março de 2010, o corpo discente de Pedagogia dessa Universidade se organizou, movido pela revolta com a precarização das condições estruturais e dos recursos humanos para a realização de suas aulas, notadamente nas três últimas fases do curso, no que se refere à preparação dos estágios. É importante frisar que não se trata de uma situação isolada, por um lado por ser uma recorrência: a cada semestre dos últimos anos, somos confrontados à mesma situação - mais de uma dezena de turmas sem espaço físico para realizar suas atividades, falta de professores, demora e incerteza nas soluções; por outro lado, porque sabemos não ser o único curso nem o único Centro a passar por problemas semelhantes.
Por acreditar que a Universidade Federal de Santa Catarina deve estar comprometida com a educação pública, gratuita e de qualidade, seja ela no nível superior, seja no básico, pedimos coerência no sentido da valorização da formação docente – inclusive, e mesmo especialmente, em relação aos estágios, por serem momentos privilegiados de contato entre as redes de ensino e a universidade. Tal valorização passa, certamente, pelo apreço à profissão docente, mas não pode se restringir a ele: são necessários investimentos efetivos nas condições de formação dos futuros professores, tanto na Pedagogia quanto nas outras licenciaturas.
Registramos que no dia de hoje, que encerra a segunda semana letiva, ainda há turmas que não têm espaço físico destinado a elas, estando privadas de aulas. Considerando a data de início do expediente da Universidade, nos impressiona a demora em regularizar tal situação.
Ademais, outras turmas estão privadas de aula pela falta de professores.
Sabemos que a Universidade passa por um processo de expansão da oferta de vagas, e reivindicamos: para todos os discentes que preenchem essas vagas, inclusive para nós mesmos, não queremos apenas formatura - queremos formação. Formação de qualidade, com a estrutura necessária.
Dessa forma, como ações concretas por parte da Reitoria, reivindicamos:
- que providências urgentes sejam tomadas em relação às turmas que estão privadas de aulas;
- a garantia de que a história não se repetirá nos próximos semestres; que a alocação das turmas será considerada prioridade de gestão, no sentido de evitar que outras turmas passem por tais constrangimentos;
- que a questão dos professores seja regularizada, prioritariamente com a contratação de professores efetivos;
- uma maior atenção ao espaço físico do Centro de Educação, que no momento apresenta deficiências graves, como a falta de acessibilidade (para chegar às salas de aula é preciso percorrer no mínimo dois lances de escada), o xérox fechado, falta de papel higiênico nos banheiros, dentre outras.
Sem mais no momento, afirmamos nossa disposição ao diálogo, a ficar atentos às conseqüências de nossas reivindicações, e, mais do que isso, a continuar mobilizados em defesa de nossa formação.
Atenciosamente,
Atenciosamente,
O coletivo de estudantes de Pedagogia
reunido no dia 12/03/2010.
Fotos: Leo Nogueira
Palavras-chave:
2010-1,
Auditório CED,
CED,
Leo Nogueira,
Reitoria,
Sala de aula,
Vídeo
segunda-feira, 15 de março de 2010
Há dois anos, em 2008, registramos o problema da falta de sala de aula...
Março de 2008: Depois da primeira reunião (no Auditório do CCE) para tratar da rematrícula e falta de sala-de-aula para as turmas da Disciplina, professores e estudantes se dirigem à direção do CED para expressar indignação em relação a este problema verificado em todos os semestres. A direção está se empenhando para resolver o problema.
Assinar:
Postagens (Atom)