Mostrando postagens com marcador Sala de aula. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sala de aula. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Movimento dos Sem Sala 2

Dizem que a Justiça é cega, mas os corredores não são...
E a Pedagogia continua sem sala de aula...
08 de abril de 2010

Movimento dos Sem Sala 1


Turmas da 6a. fase da Disciplina ainda sem sala de aula na tarde de 08 de abril de 2010,
quando as mesmas se dão no CCJ, ao invés de no CED.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ainda a sexta-feira 12 de março...

Fotos: Suze

Estudantes do Curso de Pedagogia sem sala de aulas vão à Reitoria da UFSC para encontrar o Reitor em busca de soluções para o problema que se arrasta por anos. São "recebidos" pelo Vice-Reitor, Prof. Prata. O fato teve grande repercussão na universidade e na mídia de Florianópolis. 

Reunião com o Reitor no Auditório do CED: mudanças à vista!



Em carta apresentada pela acadêmica do Curso de Pedagogia da UFSC, Flora Bazzo, a comunidade do CED lota o auditório do CED na tarde e 16 de março de 2010, fazendo apelo ao Reitor Prof. Prata e Vice-Reitor Prof. Paraná para que se realizem mudanças necessárias, como contratação de professores efetivos,  reforma e construção de prédio dentre outras reivindicações. Leia o documento na íntegra.


Florianópolis, março de 2010

Estimados senhores,


No dia 12 de março de 2010, o corpo discente de Pedagogia dessa Universidade se organizou, movido pela revolta com a precarização das condições estruturais e dos recursos humanos para a realização de suas aulas, notadamente nas três últimas fases do curso, no que se refere à preparação dos estágios. É importante frisar que não se trata de uma situação isolada, por um lado por ser uma recorrência: a cada semestre dos últimos anos, somos confrontados à mesma situação - mais de uma dezena de turmas sem espaço físico para realizar suas atividades, falta de professores, demora e incerteza nas soluções; por outro lado, porque sabemos não ser o único curso nem o único Centro a passar por problemas semelhantes.


Por acreditar que a Universidade Federal de Santa Catarina deve estar  comprometida com a educação pública, gratuita e de qualidade, seja ela no nível superior, seja no básico, pedimos coerência no sentido da valorização da formação docente – inclusive, e mesmo especialmente, em relação aos estágios, por serem momentos privilegiados de contato entre as redes de ensino e a universidade. Tal valorização passa, certamente, pelo apreço à profissão docente, mas não pode se restringir a ele: são necessários investimentos efetivos nas condições de formação dos futuros professores, tanto na Pedagogia quanto nas outras licenciaturas.


Registramos que no dia de hoje, que encerra a segunda semana letiva, ainda há turmas que não têm espaço físico destinado a elas, estando privadas de aulas. Considerando a data de início do expediente da Universidade, nos impressiona a demora em regularizar tal situação. 


Ademais, outras turmas estão privadas de aula pela falta de professores.


Sabemos que a Universidade passa por um processo de expansão da oferta de vagas, e reivindicamos: para todos os discentes que preenchem essas vagas, inclusive para nós mesmos, não queremos apenas formatura - queremos formação. Formação de qualidade, com a estrutura necessária.


Dessa forma, como ações concretas por parte da Reitoria, reivindicamos:

- que providências urgentes sejam tomadas em relação às turmas que estão privadas de aulas;
- a garantia de que a história não se repetirá nos próximos semestres; que a alocação das turmas será considerada prioridade de gestão, no sentido de evitar que outras turmas passem por tais constrangimentos;
- que a questão dos professores seja regularizada, prioritariamente com a contratação de professores efetivos;
- uma maior atenção ao espaço físico do Centro de Educação, que no momento apresenta deficiências graves, como a falta de acessibilidade (para chegar às salas de aula é preciso percorrer no mínimo dois lances de escada), o xérox fechado, falta de papel higiênico nos banheiros, dentre outras.

Sem mais no momento, afirmamos nossa disposição ao diálogo, a ficar atentos às conseqüências de nossas reivindicações, e, mais do que isso, a continuar mobilizados em defesa de nossa formação.


Atenciosamente,

                        O coletivo de estudantes de Pedagogia
reunido no dia 12/03/2010.
Fotos: Leo Nogueira

segunda-feira, 15 de março de 2010

Há dois anos, em 2008, registramos o problema da falta de sala de aula...



Março de 2008: Depois da primeira reunião (no Auditório do CCE) para tratar da rematrícula e falta de sala-de-aula para as turmas da Disciplina, professores e estudantes se dirigem à direção do CED para expressar indignação em relação a este problema verificado em todos os semestres. A direção está se empenhando para resolver o problema.

Briga na reitoria, uma aula de Pedagogia

Sexta-feira, 12 de março de 2010,
perto das três horas da tarde,
cerca de 140 estudantes do CED vêm à Reitoria reivindicar
solução para o problema de falta de salas de aula
(a saber, 6ª e 8ª fase da Pedagogia),
ausência de professores (4ª fase pedagogia)
e o fechamento do Xerox do CED (que obriga os estudantes
a enfrentar até 1h40min. de fila no xerox do CFH)

Por Hélio Rodack Quadros Júnior
DCE UFSC

Após uma longa manifestação, o vice-reitor Paraná atendeu os estudantes, explicando como a reitoria está negociando o espaço com os centros. Após um atrito inicial, sobre a expansão de cursos sem infra-estrutura, este disse que a responsabilidade sobre a abertura de novos cursos é dos centros, que a reitoria “não manda nada” (resposta dada à pergunta: “a reitoria não manda nada?”).

As acadêmicas contestam a tese de “esperar solidariedade dos outros centros”, afirmando que sala de aula não se deve a solidariedade, mas à garantia de direitos. Os ânimos se acirram quando se inicia o debate sobre acessibilidade, quando o vice-reitor pergunta: “o CED não tem elevador?”. O que certamente irritou os presentes por evidenciar um desconhecimento sobre a realidade desse centro.

A conversa segue com o depoimento de calouras de Pedagogia sobre o sucateamento do espaço físico de seu curso, em relação a outros centros com maior infra-estrutura (CCS, como foi citado). O vice-reitor rebate a acusação afirmando que considera importante a pedagogia, dizendo que a valoriza muito. Ao que prontamente um acadêmico pergunta “se o diretor de centro precisar de verba, a reitoria vai apoiar?”. O vice-reitor responde expondo o processo de licitação da construção do novo prédio, que está em andamento. Tal afirmativa continua a exaltar os ânimos: “só vou poder me formar depois que esse prédio ficar pronto?”, “estamos vindo há duas semanas, e sem aula, quem vai repor isso? Como vão repor essas perdas?”. O vice-reitor afirma “se comprometer na tentativa pessoal”, leva o problema para o âmbito das licitações, o que irrita ainda mais o público.

Nesse meio tempo, até mesmo o vice-reitor aumenta o tom de voz, afirmando que não é “político pessoal”, que “não conta lorota”, que precisa trabalhar; discurso que prossegue elucidando suas limitações. No corredor desabafos indignados: “essa lenga-lenga vai longe!”, e a cada novo depoimento mais exaltações, mais ainda quando o vice afirma: “eu considero uma ofensa virem aqui desse jeito dizer essas coisas”. As mulheres levantam a voz: “se não for resolvido logo, faremos uma manifestação maior ainda!”.

Alunos da Universidade Federal de Santa Catarina protestam contra falta de salas de aula



O ano letivo começou em 1º de março, e a 6ª fase do curso de Pedagogia ainda está de "férias"


Cerca de 150 estudantes foram à frente da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na tarde desta sexta-feira, para protestar contra a falta de aulas no curso de Pedagogia. As aulas iniciaram-se em 1º deste mês e os estudantes da 6ª fase continuam de "férias" porque estariam faltando salas de aula.

Os estudantes também reclamam da ausência de professores em duas disciplinas da 5ª fase e do atraso em obras de novos centros de ensino localizados no campus do bairro Trindade, em Florianópolis.

Tentando, sem sucesso, uma reunião com o reitor da UFSC, eles decidiram entrar à força no gabinete.

— Queríamos uma posição dele sobre quais atitudes serão tomadas. Não podemos ficar sem estudar — justifica Renata Karina Biancini, estudante da 5ª fase de pedagogia.

Carlos Roberto Justus, vice-reitor da universidade, conversou com os estudantes. Eles repassaram todas as reivindicações a Justus, que prometeu para segunda-feira a solução da falta de salas de aula.
Novos prédios

Sobre as obras dos novos centros, explicou que estão atrasadas por vários motivos "típicos de construções", entre eles condições climáticas e demora da própria empreiteira responsável.

— Pretendíamos entregar até o meio do ano, mas acho que ficará para metade do segundo semestre — afirmou Justus.

Sobre a ausência de professores, o vice-reitor disse que não estava sabendo desse caso específico do curso de Pedagogia. Mas admitiu que isso pode acontecer, por causa de entraves burocráticos nos concursos para professores efetivos.

— Aí, precisamos selecionar substitutos, e isso também demora — explica.

Fonte: ClicRBS
Foto: Charles Guerra/ClicRBS

segunda-feira, 31 de março de 2008

Falta de sala de aula...





terça-feira, 4 de março de 2008

FALTA DE SALA DE AULA:
Problema de todos os semestres...





Depois da primeira reunião (no Auditório do CCE), em 04 de março e 2008, para tratar da rematrícula e falta de sala de aula para as turmas da Disciplina Prática de Ensino da Escola Fundamental - Séries Iniciais (MEN 5325), professores e estudantes se dirigem à direção do CED/UFSC para expressar indignação em relação a este problema verificado em todos os semestres.


A direção está se empenhando para resolver o problema.



Confira o vídeo no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=yVBxBBbNIuY