Mostrando postagens com marcador Monica Fantin. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Monica Fantin. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Oficina: Blog como ferramenta pedagógica




"Oficina: O blog como ferramenta pedagógica"
na Sala de Informática do Colégio de Aplicação da UFSC,
15 de abril de 2010, com alunas e alunos da 6a. fase
do Curso de Pedagogia da UFSC

"Desde o debate de temas atuais até a divulgação de projetos escolares: em todas as disciplinas é possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica. Segundo Gládis Leal dos Santos (Acelera 2005), vários professores já utilizam esta ferramenta com excelentes resultados. Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.

Para Suzana Gutierrez (Vamos Blogar?), pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da UFRS, o interessante é que os blogs permitem que os participantes produzam textos e exerçam o pensamento crítico, retomando e reinterpretando conceitos e práticas. "Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva destes e mais participante de todos." Ela lembra que os blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas fases, o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares. "Pode-se assim, dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade".

A educadora Sônia Bertocchi (Lousa Digital) concorda que os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. "Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores." Para ela, que já trabalhou com blogs na formação de professores, os diários eletrônicos são um excelente recurso para desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos. Além disso, servem como espaço para anotações de aula e discussão de textos. "Os blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes, mas é a criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta"*.

* Acesso em 23 mar 2008.
http://www.centrorefeducacional.pro.br/blogsead.htm

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Observação no CA/UFSC: Turma 687B

Hora da merenda
Sala dos professores
Hora da Educação Física

quinta-feira, 25 de março de 2010

segunda-feira, 10 de março de 2008

TURMA 687 B
Profa. Monica Fantin




Mídia e Educação na Escola:
conhecer, aprender, educar para as múltiplas linguagens

Objetivo geral: Analisar uma realidade educacional brasileira através do exercício da prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental e refletir sobre a possibilidade de uma experiência de ensino-aprendizagem que articule significativamente educação, comunicação, cultura, mídia e múltiplas linguagens.

Objetivos específicos:
1 . Entender a relação entre infância, criança e escola;
2 . Refletir sobre a presença das múltiplas linguagens (orais, corporais, lúdicas, artísticas, audiovisuais, escritas, midiáticas) no processo de ensino-aprendizagem;
3 . Conhecer as possibilidades de uso os meios/das mídias na educação;
4 . Refeltir sobre a prática pedagógica nas séries iniciais;
5 . Elaborar e desenvolver projeto de ensino propiciando a apropriação dos conhecimentos e dos meios na educação;
6 . Avaliar limites e possibilidades da experiência de estágio na escola e na formação de professores.

terça-feira, 4 de março de 2008

CORPO DOCENTE E MONITORIA . 2008-1



Prática de Ensino da Escola Fundamental - Séries Iniciais

Professores

Maria Isabel Serrão
Monica Fantin
Sônia Maria Silveira
Sandra Regina G. Stroisch
Jucirema Quinteiro
Gilka Girardelo

Monitoria

Mariana Silveira dos S. Rosa