segunda-feira, 15 de março de 2010

Há dois anos, em 2008, registramos o problema da falta de sala de aula...



Março de 2008: Depois da primeira reunião (no Auditório do CCE) para tratar da rematrícula e falta de sala-de-aula para as turmas da Disciplina, professores e estudantes se dirigem à direção do CED para expressar indignação em relação a este problema verificado em todos os semestres. A direção está se empenhando para resolver o problema.

Briga na reitoria, uma aula de Pedagogia

Sexta-feira, 12 de março de 2010,
perto das três horas da tarde,
cerca de 140 estudantes do CED vêm à Reitoria reivindicar
solução para o problema de falta de salas de aula
(a saber, 6ª e 8ª fase da Pedagogia),
ausência de professores (4ª fase pedagogia)
e o fechamento do Xerox do CED (que obriga os estudantes
a enfrentar até 1h40min. de fila no xerox do CFH)

Por Hélio Rodack Quadros Júnior
DCE UFSC

Após uma longa manifestação, o vice-reitor Paraná atendeu os estudantes, explicando como a reitoria está negociando o espaço com os centros. Após um atrito inicial, sobre a expansão de cursos sem infra-estrutura, este disse que a responsabilidade sobre a abertura de novos cursos é dos centros, que a reitoria “não manda nada” (resposta dada à pergunta: “a reitoria não manda nada?”).

As acadêmicas contestam a tese de “esperar solidariedade dos outros centros”, afirmando que sala de aula não se deve a solidariedade, mas à garantia de direitos. Os ânimos se acirram quando se inicia o debate sobre acessibilidade, quando o vice-reitor pergunta: “o CED não tem elevador?”. O que certamente irritou os presentes por evidenciar um desconhecimento sobre a realidade desse centro.

A conversa segue com o depoimento de calouras de Pedagogia sobre o sucateamento do espaço físico de seu curso, em relação a outros centros com maior infra-estrutura (CCS, como foi citado). O vice-reitor rebate a acusação afirmando que considera importante a pedagogia, dizendo que a valoriza muito. Ao que prontamente um acadêmico pergunta “se o diretor de centro precisar de verba, a reitoria vai apoiar?”. O vice-reitor responde expondo o processo de licitação da construção do novo prédio, que está em andamento. Tal afirmativa continua a exaltar os ânimos: “só vou poder me formar depois que esse prédio ficar pronto?”, “estamos vindo há duas semanas, e sem aula, quem vai repor isso? Como vão repor essas perdas?”. O vice-reitor afirma “se comprometer na tentativa pessoal”, leva o problema para o âmbito das licitações, o que irrita ainda mais o público.

Nesse meio tempo, até mesmo o vice-reitor aumenta o tom de voz, afirmando que não é “político pessoal”, que “não conta lorota”, que precisa trabalhar; discurso que prossegue elucidando suas limitações. No corredor desabafos indignados: “essa lenga-lenga vai longe!”, e a cada novo depoimento mais exaltações, mais ainda quando o vice afirma: “eu considero uma ofensa virem aqui desse jeito dizer essas coisas”. As mulheres levantam a voz: “se não for resolvido logo, faremos uma manifestação maior ainda!”.

Alunos da Universidade Federal de Santa Catarina protestam contra falta de salas de aula



O ano letivo começou em 1º de março, e a 6ª fase do curso de Pedagogia ainda está de "férias"


Cerca de 150 estudantes foram à frente da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na tarde desta sexta-feira, para protestar contra a falta de aulas no curso de Pedagogia. As aulas iniciaram-se em 1º deste mês e os estudantes da 6ª fase continuam de "férias" porque estariam faltando salas de aula.

Os estudantes também reclamam da ausência de professores em duas disciplinas da 5ª fase e do atraso em obras de novos centros de ensino localizados no campus do bairro Trindade, em Florianópolis.

Tentando, sem sucesso, uma reunião com o reitor da UFSC, eles decidiram entrar à força no gabinete.

— Queríamos uma posição dele sobre quais atitudes serão tomadas. Não podemos ficar sem estudar — justifica Renata Karina Biancini, estudante da 5ª fase de pedagogia.

Carlos Roberto Justus, vice-reitor da universidade, conversou com os estudantes. Eles repassaram todas as reivindicações a Justus, que prometeu para segunda-feira a solução da falta de salas de aula.
Novos prédios

Sobre as obras dos novos centros, explicou que estão atrasadas por vários motivos "típicos de construções", entre eles condições climáticas e demora da própria empreiteira responsável.

— Pretendíamos entregar até o meio do ano, mas acho que ficará para metade do segundo semestre — afirmou Justus.

Sobre a ausência de professores, o vice-reitor disse que não estava sabendo desse caso específico do curso de Pedagogia. Mas admitiu que isso pode acontecer, por causa de entraves burocráticos nos concursos para professores efetivos.

— Aí, precisamos selecionar substitutos, e isso também demora — explica.

Fonte: ClicRBS
Foto: Charles Guerra/ClicRBS

segunda-feira, 8 de março de 2010

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Primeiros passos no semestre 2009-2


As turmas 2009-2 se encontram com as professoras para dar os primeiros passos no semestre. Auditório do CED/UFSC, 05 de agosto. Sejam todos bem-vindos. Fiquem ligados nas notícias deste blog e contribuam para o enriquecimento dele com fotografias, textos e indicações de sites interessantes. Bons estudos e vamos que vamos!
Foto: Leo Nogueira

Conferência: O que é Educação?

Homenagem póstuma ao prof. Paulo Meksenas




A turma 687 2009-2 da Disciplina MEN 5325, juntamente com os demais alunos(as) do Curso de Pedagogia da UFSC, teve seu primeiro encontro na conferência "O QUE É PEDAGOGIA", ministrada pelo Prof. Newton Duarte (UNESP), no dia 04 de agosto de 2009, no Auditório da Reitoria às 14 h.
Fotos: Leo Nogueira

sexta-feira, 9 de maio de 2008

No meio dos caminhos
tem 15 minutos de recreio...


Tem cadeado também...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

COMEÇANDO...
PLANO DE ENSINO E DE AULA
NO PERÍODO DE REGÊNCIA
NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO
Trechos de apresentação em Powerpoint


















Elaborado por Leo Nogueira

sábado, 26 de abril de 2008


PALESTRA


"Educação e cultura digital: navegações pela Web 2", com o professor Pier Cesare Rivoltella, Diretor do CREMIT, Centro de Pesquisa sobre Educação, Mídia, Informação e Tecnologia, da Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano, Itália.


A palestra do professor italiano, acontece por ocasião da pesquisa Os usos dos meios, os consumos culturais e a formação de professores em mídia educação, que está sendo desenvolvida em Florianópolis e em Milão, coordenada respectivamente pela Profa. Dra.Monica Fantin (MEN/PPGE/UFSC, FUNPESQUISA) e pelo Prof. Pier Cesare Rivoltella (UCSC, Università Cattolica del Sacro Cuore).


Fruto de um convênio entre estas universidades, a pesquisa tem como objetivo identificar os usos dos meios e os consumos culturais dos professores do ensino fundamental da rede pública a fim de subsidiar a elaboração de propostas para formação inicial e continuada de professores em mídia-educação.


Dia: 30/04/08
Local: sala 618 do CED/UFSC
Horário: 09:00 h.


Promoção: NICA/UFSC
Núcleo de Pesquisa Infância, Comunicação e Arte


Apoio: FUNPESQUISA e PPGE/UFSC

sexta-feira, 4 de abril de 2008

A DESCOBERTA DO BRINCAR









Muitas referências, nas bibliotecas e Internet, abordam da importância do brincar como "coisa séria" para o desenvolvimento integral das crianças e a construção do conhecimento.

E, depois de uma semana de observação no Estágio Curricular Obrigatório temos mais um milhão de minhocas na cabeça. Até o OMO total radiante entra na brincadeira, com pesquisa séria sobre o assunto, e os dados estão disponibilizados na Internet, até mesmo com vídeos de especialistas no assunto. Vale a pena conferir.

E, enquanto isso, até o Mutley sai dos cartoons e dá umas dicas do que fazer para aumentar o tempo de recreio nas escolas...

...
Veja na Internet:

Pesquisa "A Descoberta do Brincar" Estudo inédito sobre as relações entre o brincar e o desenvolvimento da criança brasileira. Realizada pelo Grupo Ipsos a pedido do Instituto Unilever e OMO, que desde 2001 investiga a importância que o brincar e a liberdade de se sujar têm para o desenvolvimento infantil.
Destaque para as falas de Marilena Flores Martins, Presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar, dentre outros.
Vídeos no YOUTUBE com entrevistas sobre a importância do brincar, do Programa "Acampamento na Record". Clique para assistir os vídeos de 01 a 05.
Textos do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: referências de 12 monografias, 25 artigos e 02 outras mídas sobre o assunto "Brinquedo Educativo".

quarta-feira, 2 de abril de 2008

CONTANDO
E CRIANDO HISTÓRIAS
Turma 2a. C
Colégio de Aplicação




Essa é a história de uma velhinha que adorava dar nome às coisas, mas só para aquelas que ela sabia que durariam mais do que ela. A casa se chamava Glória; a cama, Belinha;a poltrona, Frida; o carro Beto.

Com todos esses objetos e sem amigos, a velhinha se sentia muito sozinha. Até que um dia apareceu um cachorro marrom no seu jardim. Ela o alimentava, mas não tinha coragem de lhe dar um nome. Isso porque temia que ele morresse antes dela.

Todos os dias, durante meses, o cachorro marrom ia até o seu jardim, ganhava comida e partia. Só que um dia ele não apareceu. A velhinha ficou tão preocupada que resolveu procurá-lo no canil da cidade. O que será que aconteceu com ele? Será que ela vai encontrá-lo? Venha conhecer essa história gostosa da velhinha que dava nome às coisas.

A autora trata sutilmente de solidão e perda. As bonitas ilustrações, em aquarela de traço firme, imprimem graça e leveza ao texto.
AUTORA: Cynthia Rylant
Ilustrador: Kathryn Brown
Editora: Brinque-Book

Trabalhando com o texto, as crianças da Turma 2a. C, do Colégio de Aplicação, deram um nome para a velhinha e também criaram sua certidão de nascimento.
...

Sinopse do livro:
Acesso em 02 abr 2008.