quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Primeiros passos no semestre 2009-2


As turmas 2009-2 se encontram com as professoras para dar os primeiros passos no semestre. Auditório do CED/UFSC, 05 de agosto. Sejam todos bem-vindos. Fiquem ligados nas notícias deste blog e contribuam para o enriquecimento dele com fotografias, textos e indicações de sites interessantes. Bons estudos e vamos que vamos!
Foto: Leo Nogueira

Conferência: O que é Educação?

Homenagem póstuma ao prof. Paulo Meksenas




A turma 687 2009-2 da Disciplina MEN 5325, juntamente com os demais alunos(as) do Curso de Pedagogia da UFSC, teve seu primeiro encontro na conferência "O QUE É PEDAGOGIA", ministrada pelo Prof. Newton Duarte (UNESP), no dia 04 de agosto de 2009, no Auditório da Reitoria às 14 h.
Fotos: Leo Nogueira

sexta-feira, 9 de maio de 2008

No meio dos caminhos
tem 15 minutos de recreio...


Tem cadeado também...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

COMEÇANDO...
PLANO DE ENSINO E DE AULA
NO PERÍODO DE REGÊNCIA
NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO
Trechos de apresentação em Powerpoint


















Elaborado por Leo Nogueira

sábado, 26 de abril de 2008


PALESTRA


"Educação e cultura digital: navegações pela Web 2", com o professor Pier Cesare Rivoltella, Diretor do CREMIT, Centro de Pesquisa sobre Educação, Mídia, Informação e Tecnologia, da Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano, Itália.


A palestra do professor italiano, acontece por ocasião da pesquisa Os usos dos meios, os consumos culturais e a formação de professores em mídia educação, que está sendo desenvolvida em Florianópolis e em Milão, coordenada respectivamente pela Profa. Dra.Monica Fantin (MEN/PPGE/UFSC, FUNPESQUISA) e pelo Prof. Pier Cesare Rivoltella (UCSC, Università Cattolica del Sacro Cuore).


Fruto de um convênio entre estas universidades, a pesquisa tem como objetivo identificar os usos dos meios e os consumos culturais dos professores do ensino fundamental da rede pública a fim de subsidiar a elaboração de propostas para formação inicial e continuada de professores em mídia-educação.


Dia: 30/04/08
Local: sala 618 do CED/UFSC
Horário: 09:00 h.


Promoção: NICA/UFSC
Núcleo de Pesquisa Infância, Comunicação e Arte


Apoio: FUNPESQUISA e PPGE/UFSC

sexta-feira, 4 de abril de 2008

A DESCOBERTA DO BRINCAR









Muitas referências, nas bibliotecas e Internet, abordam da importância do brincar como "coisa séria" para o desenvolvimento integral das crianças e a construção do conhecimento.

E, depois de uma semana de observação no Estágio Curricular Obrigatório temos mais um milhão de minhocas na cabeça. Até o OMO total radiante entra na brincadeira, com pesquisa séria sobre o assunto, e os dados estão disponibilizados na Internet, até mesmo com vídeos de especialistas no assunto. Vale a pena conferir.

E, enquanto isso, até o Mutley sai dos cartoons e dá umas dicas do que fazer para aumentar o tempo de recreio nas escolas...

...
Veja na Internet:

Pesquisa "A Descoberta do Brincar" Estudo inédito sobre as relações entre o brincar e o desenvolvimento da criança brasileira. Realizada pelo Grupo Ipsos a pedido do Instituto Unilever e OMO, que desde 2001 investiga a importância que o brincar e a liberdade de se sujar têm para o desenvolvimento infantil.
Destaque para as falas de Marilena Flores Martins, Presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar, dentre outros.
Vídeos no YOUTUBE com entrevistas sobre a importância do brincar, do Programa "Acampamento na Record". Clique para assistir os vídeos de 01 a 05.
Textos do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: referências de 12 monografias, 25 artigos e 02 outras mídas sobre o assunto "Brinquedo Educativo".

quarta-feira, 2 de abril de 2008

CONTANDO
E CRIANDO HISTÓRIAS
Turma 2a. C
Colégio de Aplicação




Essa é a história de uma velhinha que adorava dar nome às coisas, mas só para aquelas que ela sabia que durariam mais do que ela. A casa se chamava Glória; a cama, Belinha;a poltrona, Frida; o carro Beto.

Com todos esses objetos e sem amigos, a velhinha se sentia muito sozinha. Até que um dia apareceu um cachorro marrom no seu jardim. Ela o alimentava, mas não tinha coragem de lhe dar um nome. Isso porque temia que ele morresse antes dela.

Todos os dias, durante meses, o cachorro marrom ia até o seu jardim, ganhava comida e partia. Só que um dia ele não apareceu. A velhinha ficou tão preocupada que resolveu procurá-lo no canil da cidade. O que será que aconteceu com ele? Será que ela vai encontrá-lo? Venha conhecer essa história gostosa da velhinha que dava nome às coisas.

A autora trata sutilmente de solidão e perda. As bonitas ilustrações, em aquarela de traço firme, imprimem graça e leveza ao texto.
AUTORA: Cynthia Rylant
Ilustrador: Kathryn Brown
Editora: Brinque-Book

Trabalhando com o texto, as crianças da Turma 2a. C, do Colégio de Aplicação, deram um nome para a velhinha e também criaram sua certidão de nascimento.
...

Sinopse do livro:
Acesso em 02 abr 2008.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Falta de sala de aula...





domingo, 30 de março de 2008

"A mente constrói a realidade.
Ela a emoldura e a cria.
Todos nós temos
uma realidade comum,
um sonho comum".
Gustavo Bernardo Krause*






A turma 687B do Curso de Pedagogia da UFSC, da Disciplina MEN 5235, Prática de Estágio da Escola de Ensino Fundamental - Séries Iniciais, realizou a primeira reunião com a Coordenadoria de Estágio do Colégio de Aplicação/CED, da Universidade Federal de Santa Catarina, na tarde de 27 de março de 2008.

Acompanhados pela Profa. Monica Fantin, fomos recebidos pela Coordenadora de Estágio naquela instituição, Profa. Sílvia Leni Auras Lima, e nos encontramos com supervisores, orientadores e professores das séries onde estagiaremos.

Houve exposição sobre a importância do estágio e dos objetivos dele, das características gerais do Colégio de Aplicação no âmbito do Centro de Ciências da Educação, e da questão do Ensino Fundamental de nove anos dentre outros assuntos, sempre tendo em vista a importância da formação do professor para as séries iniciais. Posteriormente, passamos à visitação das dependências do Colégio, quando fomos apresentados ao Diretor, Prof. Romeu Augusto de Albuquerque Bezerra, além de outros profissionais. Destacamos nesta visitação a biblioteca setorial, uma turma da nova primeira série em atividade numa das salas de vídeo, os diversos laboratórios.

Não poderíamos deixar de registrar os esforços e as lutas dos profissionais pela melhoria de qualidade da educação, visto as limitações e dificuldades vividas para dar manutenção e implementação às ações tão necessárias para a área, dentro das políticas públicas atuais.

Os estagiários têm um grande desafio pela frente, não apenas no e aprofundamento da disciplina e desenvolvimento dos projetos de ensino, mas também no enfrentamento da realidade das escolas onde vamos atuar desde agora nas salas de aula, e na reflexão dos objetivos sociais da escola. Depois de anos de debates, diálogos, trabalhos, perguntas e questionamentos, entre a vontade de transformar o mundo e o ceticismo que muitas vezes nos ronda os pensamentos, nos abrimos para o enfrentamento da realidade educacional brasielrira, para ir desvendar e querer reinventar este grande mistério: a escola.

Agora, depois de todas as teorias levantadas como ferramentas para que compreendêssemos essa realidade que nos cerca, seguimos sempre estudando e fortalecendo as convicções que forjamos ao longo dos caminhos até aqui percorridos. Um caminho sem fim, este de estar envolvido mais séria e responsavelmente nos processos que chamamos de educação escolar e as relações entre ensino e aprendizagem.

As portas estão abertas e a percepção deve ser aguçada para escrevermos, no mundo, e com nossos companheiros e companheiras de estrada, as crianças, toda uma história de construção de sonhos que valem a pena realizar.

E, por ora, eu mesmo chamo René Magritte para rabiscar, desenhar e sonhar conosco neste mundo da escola, imagem ou reflexo desta sociedade em que vivemos. O surreal para aguentar o tranco do real que, no mais das vezes, negamos ou nos fazemos cegos...

Primeira resposta a uma pergunta inesperada: criança?
Primeira pergunta a uma resposta inesperada: professor.
Uma reticência: criar uma ponte de comunicação...

Pra quê?
Pra realizar um sonho?
Um sonho?
Comum?






...

* Gustavo Bernardo, publicado em KRAUSE, Gustavo Bernardo (org).
Literatura e ceticismo. São Paulo: Annablume, 2005.