sexta-feira, 16 de abril de 2010

Telma Piacentini: Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina


Telma Piacentini, Franklin Cascaes de Andrea Rihl

Prof. Rodolfo Pinto da Luz, ex-reitor da UFSC
e Secretário Municipal de Educação

Banda Compasso Aberto

Gilka Giradlello

Leo Nogueira

Telma Piacentini e Monica Fantin

Livro e calçada lúdica
relembram brincadeiras infantis
na Ilha de Santa Catarina

Noite de autógrafos em 15 de abril de 2010 . 19 h
Casa da Memória . Fundação Franklin Cascaes
Florianópolis/SC

"O livro de Telma Piacentini é resultado de um estudo sobre as esculturas em barro feitas pelo folclorista Franklin Cascaes, que retratam o legado das brincadeiras e brinquedos da Ilha, surgidos da mescla das heranças culturais luso-açoriana, negra e indígena. Seis esculturas estão publicadas em forma de lâminas avulsas numa reprodução das peças originais do acervo sob guarda do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral, da UFSC.

Para a escritora catarinense a origem das brincadeiras locais está ligada à vasta tradição existente no Ocidente e Oriente. A pesquisadora estabelece relações entre os temas das obras de Cascaes e os jogos lúdicos retratados por artistas como Bruegel, Luca Cranach e Portinari. Segundo ela, algumas brincadeiras da Ilha registradas nas esculturas feitas pelo folclorista catarinense serviam como iniciação ao trabalho: meninos brincando de fabricar farinha de mandioca ou no engenho de açúcar, e meninas rendeiras preparando enxoval.  Com 96 páginas e prefácio de Gilka Girardello, o livro traz ainda verbetes explicativos sobre cada uma das brincadeiras – um trabalho feito pela arte-educadora Patrícia Guerreiro, que recorreu à bibliografia e a depoimentos de populares que traziam na memória lembranças dos jogos da infância.


Para Telma Piacentini, que também se dedica como artista à pintura, ao desenho e à gravura, “as brincadeiras infantis de Franklin Cascaes são como as manhãs de maio da Ilha: iluminadas”. Com Cavalinho de bambu, roda de aro, ciranda de roda e batizado de boneca, entre outras, elas fazem parte do “itinerário da magia”, define a autora.
Leia mais: http://portal.pmf.sc.gov.br/noticias/index.php?pagina=notpagina&noti=1452

Oficina: Blog como ferramenta pedagógica




"Oficina: O blog como ferramenta pedagógica"
na Sala de Informática do Colégio de Aplicação da UFSC,
15 de abril de 2010, com alunas e alunos da 6a. fase
do Curso de Pedagogia da UFSC

"Desde o debate de temas atuais até a divulgação de projetos escolares: em todas as disciplinas é possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica. Segundo Gládis Leal dos Santos (Acelera 2005), vários professores já utilizam esta ferramenta com excelentes resultados. Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.

Para Suzana Gutierrez (Vamos Blogar?), pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da UFRS, o interessante é que os blogs permitem que os participantes produzam textos e exerçam o pensamento crítico, retomando e reinterpretando conceitos e práticas. "Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva destes e mais participante de todos." Ela lembra que os blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas fases, o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares. "Pode-se assim, dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade".

A educadora Sônia Bertocchi (Lousa Digital) concorda que os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. "Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores." Para ela, que já trabalhou com blogs na formação de professores, os diários eletrônicos são um excelente recurso para desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos. Além disso, servem como espaço para anotações de aula e discussão de textos. "Os blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes, mas é a criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta"*.

* Acesso em 23 mar 2008.
http://www.centrorefeducacional.pro.br/blogsead.htm

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Observação no CA/UFSC: Turma 687B

Hora da merenda
Sala dos professores
Hora da Educação Física

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Movimento dos Sem Sala 2

Dizem que a Justiça é cega, mas os corredores não são...
E a Pedagogia continua sem sala de aula...
08 de abril de 2010

Movimento dos Sem Sala 1


Turmas da 6a. fase da Disciplina ainda sem sala de aula na tarde de 08 de abril de 2010,
quando as mesmas se dão no CCJ, ao invés de no CED.

quarta-feira, 17 de março de 2010

GEPIEE e NICA apresentam pesquisas e projetos para a Prof. Ruth Mercado

Ainda a sexta-feira 12 de março...

Fotos: Suze

Estudantes do Curso de Pedagogia sem sala de aulas vão à Reitoria da UFSC para encontrar o Reitor em busca de soluções para o problema que se arrasta por anos. São "recebidos" pelo Vice-Reitor, Prof. Prata. O fato teve grande repercussão na universidade e na mídia de Florianópolis. 

Reunião com o Reitor no Auditório do CED: mudanças à vista!



Em carta apresentada pela acadêmica do Curso de Pedagogia da UFSC, Flora Bazzo, a comunidade do CED lota o auditório do CED na tarde e 16 de março de 2010, fazendo apelo ao Reitor Prof. Prata e Vice-Reitor Prof. Paraná para que se realizem mudanças necessárias, como contratação de professores efetivos,  reforma e construção de prédio dentre outras reivindicações. Leia o documento na íntegra.


Florianópolis, março de 2010

Estimados senhores,


No dia 12 de março de 2010, o corpo discente de Pedagogia dessa Universidade se organizou, movido pela revolta com a precarização das condições estruturais e dos recursos humanos para a realização de suas aulas, notadamente nas três últimas fases do curso, no que se refere à preparação dos estágios. É importante frisar que não se trata de uma situação isolada, por um lado por ser uma recorrência: a cada semestre dos últimos anos, somos confrontados à mesma situação - mais de uma dezena de turmas sem espaço físico para realizar suas atividades, falta de professores, demora e incerteza nas soluções; por outro lado, porque sabemos não ser o único curso nem o único Centro a passar por problemas semelhantes.


Por acreditar que a Universidade Federal de Santa Catarina deve estar  comprometida com a educação pública, gratuita e de qualidade, seja ela no nível superior, seja no básico, pedimos coerência no sentido da valorização da formação docente – inclusive, e mesmo especialmente, em relação aos estágios, por serem momentos privilegiados de contato entre as redes de ensino e a universidade. Tal valorização passa, certamente, pelo apreço à profissão docente, mas não pode se restringir a ele: são necessários investimentos efetivos nas condições de formação dos futuros professores, tanto na Pedagogia quanto nas outras licenciaturas.


Registramos que no dia de hoje, que encerra a segunda semana letiva, ainda há turmas que não têm espaço físico destinado a elas, estando privadas de aulas. Considerando a data de início do expediente da Universidade, nos impressiona a demora em regularizar tal situação. 


Ademais, outras turmas estão privadas de aula pela falta de professores.


Sabemos que a Universidade passa por um processo de expansão da oferta de vagas, e reivindicamos: para todos os discentes que preenchem essas vagas, inclusive para nós mesmos, não queremos apenas formatura - queremos formação. Formação de qualidade, com a estrutura necessária.


Dessa forma, como ações concretas por parte da Reitoria, reivindicamos:

- que providências urgentes sejam tomadas em relação às turmas que estão privadas de aulas;
- a garantia de que a história não se repetirá nos próximos semestres; que a alocação das turmas será considerada prioridade de gestão, no sentido de evitar que outras turmas passem por tais constrangimentos;
- que a questão dos professores seja regularizada, prioritariamente com a contratação de professores efetivos;
- uma maior atenção ao espaço físico do Centro de Educação, que no momento apresenta deficiências graves, como a falta de acessibilidade (para chegar às salas de aula é preciso percorrer no mínimo dois lances de escada), o xérox fechado, falta de papel higiênico nos banheiros, dentre outras.

Sem mais no momento, afirmamos nossa disposição ao diálogo, a ficar atentos às conseqüências de nossas reivindicações, e, mais do que isso, a continuar mobilizados em defesa de nossa formação.


Atenciosamente,

                        O coletivo de estudantes de Pedagogia
reunido no dia 12/03/2010.
Fotos: Leo Nogueira